Planejamento de investimentos, estratégias de atração de clientes e melhores resultados estão entre os benefícios
A integração entre as áreas de marketing e vendas é essencial para que uma empresa obtenha resultados favoráveis e ainda evite atritos entre os profissionais – aqueles que geram as famosas competições (nada saudáveis). Isso sem contar que essa rivalidade leva a um outro problema: a falta de cooperação entre as equipes.
Integrar marketing e vendas pode proporcionar um trabalho mais efetivo, uma vez que tanto a empresa quanto seus clientes se beneficiarão dessa parceria. Um só time trabalhando de maneira integrada proporciona melhores resultados em todas as áreas da corporação. E assim também é possível gerenciar melhor as expectativas da própria empresa e do público-alvo.

Visão holística
Mas, como é possível integrar ambas as áreas, de modo que, juntas, busquem por resultados e desenvolvam a filosofia da organização? Carlos Lima, Publicitário e Especialista em Comunicação Estratégica, explica que essa união só é possível quando o C-Level da empresa tem uma visão holística e transversal.
O Raio-X oferecido pela própria ComScience, por exemplo, ajuda a liderança a ter uma visão mais completa das três dimensões que alicerçam uma gestão: Humano, Empresa e Marca. “É possível gerar dados mais aprofundados sobre a extensão da empresa, os quais possibilitam um apoio considerável à liderança e ao desenvolvimento da equipe e de seu produto ou serviço. Afinal, o sucesso de uma empresa está diretamente ligado às relações que ela estabelece internamente e com o público externo também”, explica Carlos.
Desafios
A integração entre as áreas de marketing e vendas só oferece obstáculos quando está em desarmonia. Isso prejudica o cotidiano de toda a empresa e compromete os resultados. Também, a inovação e busca por novas estratégias acabam sendo afetadas, impedindo a entrega de soluções disruptivas. O que poderia ampliar a atuação da empresa e desbravar novos mercados e públicos, acaba dissipando todas as chances de sucesso.
A harmonia corporativa precisa ser construída tijolo a tijolo, por meio de uma metodologia que compreende toda a sua estrutura, se tornando cada vez mais humanizada e menos verticalizada. Para melhor integração entre as áreas de marketing e vendas, é preciso diagnosticar seus sintomas culturais.
“A cultura da empresa é construída a partir de padrões e estruturas que moldam o comportamento interno. A integração de duas áreas tão importantes e necessárias só é possível quando o viés da colaboração se faz presente”, complementa Gustavo Mayrink, Especialista em Aprendizagem Organizacional
Para resolver essa união tão importante, é essencial que a liderança alcance uma visão mais ampla do cenário em que a instituição atua, rumo às tomadas de decisões mais assertivas.
Comunicação Inteligente
Existem muitas fórmulas para resolver o desafio da integração entre as áreas de marketing e vendas, mas, ao menos um ingrediente é fundamental para que esta receita dê certo: a comunicação. A ComScience desenvolveu uma metodologia própria de Comunicação Inteligente, que contribui com a integração de áreas estratégicas de uma empresa, aproximando profissionais em torno de um só objetivo: o sucesso.
A proposta visa aplicar medidas disruptivas nas organizações, com base em dados qualitativos que são gerados para apoiar a liderança na tomada de decisão. Para finalizar, Gustavo frisa que “é fundamental entender o mapeamento da integração e comunicação entre as áreas”. Para isso, a Engenharia de Negócios, desenvolvida pela equipe da ComScience, traz um conjunto de soluções inovadoras para garantir a expansão da consciência e dos resultados da respectiva marca.
Benefícios da integração de marketing e vendas
Um bom trabalho de integração das duas áreas passa, primeiramente, pela sensibilização da importância de ambas realizarem um trabalho conjunto, em prol de um mesmo objetivo: transformar estratégias em resultados. E fica simples entender isso se pensarmos na função de cada setor. O marketing atrai o cliente para que a equipe de vendas o atenda e satisfaça seus desejos e necessidades.
Quando as equipes se conscientizam disso, a importância da integração fica óbvia: clientes satisfeitos são atraídos com facilidade para a próxima compra; ao passo que quando se tem qualidade na atração do cliente ele decide por fechar a compra com menos resistência.

Esse círculo virtuoso é, na verdade, uma espiral, porque além de beneficiar essas duas áreas, contribui com a empresa como um todo – o que inclui os clientes. Quando marketing e vendas trabalham juntos, é possível planejar com mais assertividade, realizar investimentos de maneira estratégica, melhorar a jornada do cliente e obter mais lucros.
Mas, o que uma empresa deve considerar ao integrar áreas?
1. Fomentar as amizades, a união e a participação de todos;
2. Criar ações inclusivas e transversais;
3. Determinar acordos entre os setores, chamados de Service Level Agreement (SLA)
4. Abrir linhas de comunicação efetivas;
5. Manter diversos sistemas de incentivos, com possibilidade de colaboração mútua.
E na sua empresa, como anda a integração entre as áreas de marketing e vendas?



