Transversalidade é a palavra-chave para o sucesso
Qual a função da comunicação interna? Para além de divulgar memorandos, informações sobre saúde e segurança e campanhas sazonais, a comunicação interna pode ser uma ferramenta poderosa de desenvolvimento de cultura organizacional, de integração entre pessoas e de valorização da transparência entre a empresa e seus colaboradores.
Mas, para que ela de fato contribua para engajamento, alinhamento e organização das pessoas e da empresa, é preciso que a comunicação interna seja transversal.

Comunicação transversal
Também chamada de comunicação 360º, ela se define como aquela que oferece uma visão completa de todas as ferramentas de comunicação e todas suas interações nos diferentes meios.
Para praticá-la, é preciso estar atento às necessidades do público interno e atuar em cada microambiente de comunicação – em todas as instâncias da empresa em que há necessidade de comunicar algo.
A comunicação interna transversal, para ser efetiva e funcionar de maneira fluida e assertiva, precisa ser estratégica, com objetivos claros, e focada em encantar as pessoas. Afinal, quando alguém trabalha em um lugar do qual se orgulha, torna-se um embaixador daquela marca, de seus serviços e produtos.
Esta visão disruptiva anseia promover o novo, trabalhar de maneira diferente, por meio de uma visão integrada e interconectada, com os departamentos seguindo sempre alinhados. Nesse contexto, os gestores abandonam a antiga visão fragmentada e reducionista que possuem sobre uma corporação e passam a considerar as interrelações entre profissionais e processos.
Olhar humanizado
Para isso, entretanto, além de uma mudança de visão dos gestores, é fundamental medir os resultados. “Existem muitas métricas de avaliação de comunicação interna para cada departamento, pois cada um tem suas próprias metas. E medir o sucesso de uma campanha interna requer KPIs específicos para cada necessidade”, afirma Carlos Lima, publicitário especialista em Comunicação Estratégica.
O primeiro passo para realizar uma mensuração apropriada é adequar as métricas existentes. “Isso garante que abordagem da comunicação tenha eficácia, e assim consiga alcançar os diferentes objetivos junto aos stakeholders internos”, explica o publicitário. Por isso, um dos indicadores-chave de desempenho usado pela ComScience é a melhoria de resultados.
Como as mudanças de uma área podem afetar as demais, parte do trabalho é integrar todas as áreas em um mesmo propósito, para reduzir esse possível impacto. Essa também é a razão pela qual tudo é feito, sempre, por meio de um olhar humanizado. Afinal, é fundamental proporcionar bem-estar a todos os colaboradores dentro e fora da empresa.
“A transversalidade torna mais possível estimular soluções disruptivas, que permitam reinventar mercados”, diz Carlos.
Comunicação interna inovadora
Denise Zanuni, Psicóloga e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional, faz coro sobre os benefícios de uma comunicação interna inovadora: “é possível ter um entendimento mais amplo da organização como um todo e buscar soluções mais efetivas para os desafios da empresa, principalmente os mais complexos”.
A ComScience tem expertise na definição e implementação de soluções relacionadas à comunicação interna. Os especialistas identificam as necessidades específicas do cliente e desenvolvem os indicadores de desempenho de maneira customizada, conforme a demanda de cada cliente.

A empresa oferece consultoria específica, com orientação sobre ferramentas e tecnologias adequadas para a coleta de análise de dados, bem como apoio na interpretação dos resultados e na tomada de decisões com base nas informações coletadas. O objetivo deste trabalho é auxiliar a organização na maximização do potencial das equipes e melhorar a comunicação entre elas. Conclusão: melhores resultados para o negócio.
“A ComScience pode ajudar as empresas a melhorarem a comunicação interna de diversas maneiras, entre as quais, identificando os pontos de melhoria na comunicação e propondo soluções”, destaca Denise. A psicóloga se refere ao desenvolvimento de estratégias que a ComScience entrega, bem como aos canais de comunicação efetivos para engajar os colaboradores.
Comunicação interna e solução de problemas
Usando diversas ferramentas, o trabalho da ComScience promove o desenvolvimento das inteligências emocional, corpórea, racional, intuitiva e tecnológica. Com isso, contribui para que líderes C-level possam tomar melhores decisões, de maneira mais assertiva. Isto porque, com uma visão mais holística da comunicação, que enxerga a empresa em 360º, torna-se mais fácil disponibilizar dados mais aprofundados sobre toda a extensão da empresa – essenciais no processo decisório.
O uso de ferramentas como a Comunicação Inspiradora dentro do ambiente corporativo permite ainda criar uma visão mais empática entre os membros de cada equipe. E existem muitos outros benefícios de implantar uma comunicação interna transversal. Acompanhe outros indicadores que são beneficiados por uma comunicação interna de qualidade:
1. Turnover
Útil para medir a taxa de rotatividade de colaboradores na empresa e para indicar problemas de retenção e engajamento;
2. Absenteísmo
Essa métrica visa a quantidade de dias de trabalho perdidos por ausências não programadas. O resultado dessa análise pode indicar questões importantíssimas, como problemas de saúde física e emocional, desgastes e bem-estar dos colaboradores;
3. Contratação
Ideal para mensurar os gastos da empresa quanto ao recrutamento, seleção e contratação de novos profissionais. A eficiência de todo esse processo é medida aqui. Além disto, uma vaga precisa ser preenchida rápido. Logo, é essencial também ter uma métrica que mostre o tempo médio que a empresa leva para resolver o respectivo problema. Também está em jogo a eficiência do processo de recrutamento e seleção aplicado.
4. Engajamento
É imprescindível medir o nível de satisfação e comprometimento dos funcionários com a empresa, de modo que os responsáveis possam indicar as oportunidades presentes na cultura organizacional.
Monitorando a efetividade das ações de comunicação implementadas, é possível ajudar uma empresa a reduzir os ruídos gerados pela falha na comunicação, além de aumentar a transparência das relações empresariais. “Entendemos que a comunicação assertiva cria maior integração, engajamento e colaboração entre as equipes, gerando maior sentido de propósito”, conclui Carlos.



